Alain Delorme – “Totems”

“Totems”é um projeto desenvolvido pelo fotógrafo francês Alain Delorme, que mostra trabalhadores chineses em Xangai transportando cargas em suas bicicletas.

Alain Delorme é fotógrafo diplomado em Gobelins, escola de Paris com grande reputação nas artes visuais. Hoje é graduado em ciências e técnicas da fotografia na Universidade de Paris.

A seguir sua série Totems, que aponta sutilmente a complexidade de um país que se reinventa dia após dia. Sob sua lente, Delorme trasforma os pequenos trabalhadores de Xangai em verdadeiros heróis da China contemporânea.

Como são surpreendentes essas fotos!? Há quem pense ser um exagero produzido para o projeto, porém, quem vive na cidade de Xangai já está acostumado com esse cenário. Homens e mulheres empoleiradas em suas bicicletas cruzam toda a cidade com suas cargas – são migrantes vindos de toda a China, no coração da “fábrica do mundo”.

O espaço urbano está permanentemente em desenvolvimento em Xangai. Os arranha-céus invadem a cidade, como totens, sempre mais notáveis, sempre mais impressionantes. A corrida aqui é, não só dos homens da cidade, mas também da cidade em direção ao seu futuro.

Longe de ser um hino ao materialismo, essas imagens, colocam na frente a superabundância de objetos e a complexidade de um país que está em constante transformação. Entre o sonho e a realidade, estas imagens viram de cabeça para baixo as escalas de valores e deixam no ar a pergunta: onde a china vai parar?

Anúncios

Ainda sem comentários... Seja o primeiro a responder!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: